Blog sobre Tecnologia

O que é RPA?

O que é RPA?

RPA — Robotic Process Automation é um software que combina as tecnologias de Machine Learning (ML) e Artificial Inteligence (AI), com o uso de Text Analysis ou Cognition Image para ajudar a ler documentos financeiros, jurídicos, fiscais, contábeis etc. Extraindo automaticamente informações relacionadas aos negócios para vários sistemas web/desktop, planilhas e/ou documentos 24/7.

Image for post

O RPA — Robotic Process Automation é freqüentemente usado para transformar processos repetitivos, automatizando as tarefas manuais para reduzir a carga de trabalho operacional dos colaboradores, para tornar o trabalho mais eficiente e analítico, dando maior ênfase aos indicadores que fazem a empresa crescer, ajudando também a definir melhores regras de BPM e BPO.

Procedimentos de trabalho mais claros.

Substituindo os processos humanos onde não é necessário pensar ou tomar decisões.

O RPA é controlado pela lógica de negócios e estrutura de dados, que visa automatizar operações de negócios, as ferramentas ou softwares usados para automatizar as operações comerciais são conhecidos popularmente como robôs de automação digital ou Bots.

Em resumo RPA é:

● Para processamento de transações e gerenciamento de dados;

● Para responder e se comunicar com outros sistemas digitalmente.

Robô — Imitando ações humanas que podem ser programadas e executadas automaticamente;

Processo — Otimizando processos e as etapas para concluir a operação dentro do workflow desejado;

Automático — Trabalhos que ocorrem automaticamente sem intervenção humana.

Por esse motivo a Automação de Processo pelos Robôs imitam as ações humanas de maneira hierárquica, sem a necessidade de envolvimento humano 24/7.

Image for post

Os criadores de Robôs

Os Bots Creators (BC), são responsáveis ​​pelo desenvolvimento ou criação do Bot. O Bot criado estará sempre na sala de controle.

A Control Room (CR) controla a plataforma RPA e o bot criado para trabalhar no computador de destino, fornecendo ferramentas para análise de desempenho dos bots, gerenciamento de usuários, etc.

O Bot Runner (BR) é uma máquina que executa apenas o bot de corrida.

Existem 2 tipos de Bots Runner que são:

Corredor autônomo de bot:

Conhecido como auto bot é o bot que pode ser automatizado sem que um ser humano esteja envolvido em operações de bot.

Corredor de bot participado:

Um evento deve ocorrer ou um ser humano deve participar da operação antes de um bot.

Existem 3 tipos de bots:

Os TaskBots são a espinha dorsal das operações baseadas em regras de automação para dados estruturados.

Eles são responsáveis por automatizar todo o fluxo de tarefa dentro de um workflow desenhado pelo usuário.

Os IQBots usam habilidades cognitivas. Na extração de dados semi-estruturados e não estruturados, e fazem todas as verificações e validações que um humano faria.

São robôs de inteligência e aprendem sempre novos comandos.

Os MetaBots são altamente flexíveis e pode ser usados repetidamente com muitas aplicações.

São responsáveis por se adaptarem a vários ambientes e a elevarem o resultado, isso porque buscam o tempo todo cumprir a meta definida pelo usuário.

Image for post

Empresas de vários setores estão usando o RPA de diversas maneiras:

Bancos e finanças usam o RPA para verificar várias informações. Movendo dados automaticamente do sistema operacional para aplicativos bancários, utilizados para gerenciar dados de clientes do banco, criando vários relatórios essenciais para os negócios bancários e financeiros, comparando dados financeiros e imobiliários em várias áreas, atualizando informações de empréstimos e muito mais.

As empresas de varejo usam o RPA para gerenciar informações sobre produtos alterados de fornecedores e entregues em diferentes formatos, para coleta dados e comparação de preços em sites parceiros e concorrentes, gerencia dados do armazém, para gerenciar dados de marketing e informações do cliente.

As empresas de manufatura usam o RPA para gerenciar informações do armazém, transportador, monitora dados de fornecedores e compara automaticamente os preços de vários fornecedores.

Os governos usam o RPA para gerenciar informações de várias formas, para entrar em vários sistemas automaticamente, verificar a precisão dos dados no sistema, mesclar sistemas antigos com novos aplicativos, adiciona o RPA a novos desenvolvimentos para a geração de relatórios diários, para trabalhos e planejamentos mais precisos.

As empresas de telecomunicações usam o RPA para coletar e gerenciar dados de telefone de uma variedade de subsistemas, para fazer backup de dados de vários sistemas, para fazer upload de dados ou recuperar dados necessários para geração de relatórios gerenciais.

Os departamentos de RH usam o RPA para gerenciar informações administrativas, sobre a folha de pagamento, rubricas, indicadores e obrigações.

As empresas em geral usam o RPA para conectar dados presentes em documentos, planilhas e outros sistemas ao ERP existente, para publicar documentos, enviar emails e salvar pastas, para garantir atualizações de dados contínuas e precisas entre aplicativos.

RPA Robotic Process Automation representa a nova geração de tecnologia de baixo custo, simples, acessível e ilimitada.

Compartilhe:

Comentários

1 resposta em “O que é RPA?”

Após perder horas pesquisando na internet finalmente
encontrei o que procurava.
Valeu!
Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *