O que é automação de TI?

O que é automação de TI?

A automação de TI não está mais distante, já se tornou realidade, o uso RPA — Robotic Process Automation cria instruções e processos replicáveis, capazes de substituir ou de reduzir a intervenção humana nos sistemas de TI.

Image for post

A tecnologia de automação RPA trabalha dentro dos limites dessas instruções, ferramentas e estruturas para executar tarefas com pouca ou nenhuma intervenção humana.

A automação é essencial para alcançar a otimização da TI e a transformação digital. Ambientes de TI modernos e dinâmicos precisam ter a capacidade de escalar em uma velocidade jamais vista, e a automação de TI é fundamental para tornar isso possível.

O que a automação de TI abrange?

Na prática qualquer tarefa de TI pode ser automatizada de alguma forma, por isso, a automação pode ser integrada e aplicada a praticamente tudo, desde a automação de rede à infraestrutura, além do provisionamento de nuvem, ambientes de operação padrão (SOEs), implantação de aplicações e gerenciamento de configuração.

As aplicações e os recursos de automação podem ser usados em tecnologias ainda mais específicas, como containers, metodologias, como o DevOps, e áreas ainda mais abrangentes, como nuvem, edge computing, segurança, teste e monitoramento/alerta.

A automação serve para absolutamente tudo.

Automação de TI é o mesmo que automação de negócio?

Não exatamente. A automação de negócios atualmente está muito voltada a área comercial e financeira da empresa. E totalmente voltada aos processos corporativos (como manutenção de tarefas menos complexas), a fim de torná-los mais rápidos e fáceis de acessar/monitorar.

Atualmente as empresas precisam lidar com a disrupção digital, para isso elas precisam adotar estratégias de automação que as ajudem a se transformar digitalmente.

Por exemplo, para empresas de seguros, bastava automatizar a manutenção de registros, agora a automação de negócios é voltada para o desenvolvimento de novas oportunidades e para a venda de seguros. Isso só é possível quando líderes de negócios e TI trabalham juntos para alinhar abordagens modernas de desenvolvimento de aplicações com processos de negócios, para então codificar tais modelos e facilitar a manutenção e a distribuição.

O futuro da automação da TI

Prever o futuro é impossível, principalmente nesse momento, mas alguns recursos estão aí disponíveis, acessíveis e preparados para a automação. Com a adoção da tecnologia RPA, com certeza haverá maior autonomia e por consequência mais inteligência integrada aos sistemas de TI e infraestrutura das empresas.

Image for post

Os bots poderão se expandir para abranger mais partes do stack de software.

Com o RPA a automação será construída a partir de aplicações seguras, com atualizações, notificações, análises preditivas e decisões que serão tomadas sem supervisão direta.

Imagine a possibilidade de um risco de segurança ser automaticamente detectado, relatado, corrigido, testado e implantado, tudo enquanto sua equipe de TI ainda estiver dormindo. O seu sistema poderá se autorrecuperar, coletar informações relevantes para descobrir possíveis ataques e notificar os profissionais corretos, tudo isso sem enfrentar qualquer tempo de inatividade.

agapystecnologia

inovação transformaçãodigital RPA robotic process automation inteligênciaartificial learning machine

Follow

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta