Blog sobre Tecnologia

NFS-e Nota Fiscal Serviço data de emissão x competência

NFS-e Nota Fiscal Serviço data de emissão x competência

No advento da nota fiscal eletrônica a ideia central do projeto piloto era otimizar, gerar economia com papel e evitar recorrência de retrabalho.

No entanto, em se tratando de nota fiscal de serviço, fugiu totalmente a regra da nota fiscal eletrônica, justamente porque não existi um padrão homologado, cada sistema se comporta de uma maneira e possui diversas variáveis.

Por isso, surgem tantas dúvidas, dentre elas data de emissão e data de competência.

Esse processo consiste em emitir Nota de venda (Prestação) de Serviço. Além disso gera varias outras informações para o sistema tais como:

  • Financeiro (Contas a Pagar/Receber ou Lançamento Diário de Caixa)
  • Duplicatas
  • Boletos
  • Comissão
  • Desdobramento de Custos (Usa regime de Apuração de Custos)

Para recebimento/emissão das Notas Fiscais é necessário atender todos os requisitos exigidos pelo sefaz referente a informações Cadastrais do Emitente e do Cliente, além do Certificado digital em operação.

Mas, qual é a diferença entre data de emissão e competência?

A data de emissão corresponde ao exato momento em que a NF-e foi enviada para o sistema da prefeitura. Portanto, essa informação não pode ser editada.

data de competência é o dia em que o serviço foi prestado. Essa é uma das particularidades que variam de prefeitura para prefeitura.

A maioria das prefeituras trabalham com a data de competência e a data de emissão. Então, é importante observar que é possível enviar uma nota fiscal à prefeitura agora, mas com uma data de competência anterior — do mês passado, por exemplo.

Quando as prefeituras não trabalham com a data de competência, somente a data de emissão é considerada. Em alguns casos, os órgãos municipais permitem a utilização de data de competência em até 10 dias de diferença com o data atual, ou seja, apenas dentro do próprio mês.

Se você achou esse assunto meio complicado, aí vai uma dica: automatize os processos que envolvem nota fiscal eletrônica. Assim, você não terá que se preocupar com milhares de regras, nem vai precisar lidar com as particularidades de cada prefeitura, obtendo precisão e segurança.

Uma das maneiras de se conseguir isso é usando tecnologias emergentes, via criação de robôs digitais utilizando a tecnologia RPAIdea, plataforma brasileira de RPA (Robotic Process Automation) e AI (Artificial Intelligence) que reduz o tempo empregado em tarefas manuais.

Isso evita morosidade no cumprimento das obrigações, erros operacionais e ônus de pagamentos indevidos ou a maior, além de multas por atraso na apuração dos impostos e erros de declaração.

A nossa plataforma cuida de todos esses detalhes e você tem mais tempo para focar no seu negócio.

Mas, agora que você já compreendeu o significado desses termos, descubra como acontece a automação na conciliação dessa rotina no financeiro.

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *