Estamos na era da transformação digital das empresas
RPA é a automação dos processos manuais e repetitivos com a aplicação de robôs digitais, é um componente essencial para a empresa no mundo digital. Muitas pessoas pensam que as empresas digitais envolvem a criação de vários aplicativos caros e que precisam criar um laboratório P&D, na verdade, o RPA supri essa necessidade de maneira simples e ágil, é um software altamente personalizável, os robôs realizam diversas tarefas e assumem processos como parte da empresa digital.
Os BOTs facilitam as mensagens entre aplicativos, manipulam dados ou acionam respostas.
Os BOTs imitam ações humanas dentro de uma empresa. Nos últimos 5 anos, os BOTs se tornaram cada vez mais comuns, pois são ótimos no manuseio de tarefas manuais e/ou repetitivas. Também foi demonstrado que os BOTs reduzem drasticamente os custos com tempo e recurso, além de aumentar a eficácia com precisão e agilidade.
O RPA pode ser implantado em qualquer tipo de empresa. Existem inúmeros casos de uso, desde de infraestrutura de TI a processos do departamento de compras.
Os casos de uso abrangem diversos setores e qualquer vertical.
Deixe-me fornecer um exemplo rápido de RPA com o qual pode ser fácil relacionar.
Even, por exemplo, é responsável pelo pagamento de faturas de sua empresa. Quando as faturas chegam, ela entra em contato com a pessoa que prestou o serviço em sua empresa, por e-mail, telefone ou chat. Depois que Even recebe a confirmação, ela autoriza o pagamento da fatura.
Esse processo pode ser automatizado de várias maneiras.
Por exemplo, convém autorizar automaticamente pagamentos para faturas inferiores a R$ 3.000, um BOT pode ser usado para fazer isso com base nessa condição.
Outra maneira de usar um BOT neste exemplo é eliminar a necessidade de Even entrar em contato com o destinatário do serviço, e fazer com que o BOT envie a mensagem diretamente ao prestador do serviço.
O destinatário pode simplesmente pressionar “Sim” ou “Não” para o pagamento acontecer.
Even precisaria apenas supervisionar esse processo automatizado, se tornando uma analista de robô, ou seja, enquanto o robô trabalha Even pode fazer análises, apresentar indicadores da sua área, e melhorar o relacionamento com os fornecedores.
Embora este exemplo seja de natureza bastante simples, é possível automatizar processos muito mais complexos, desde que sejam manuais e/ou repetitivos.
Anatomia do RPA
Em geral, o RPA é composto por três elementos
- Os Controladores de BOTs
- Os BOTs
- Kit de ferramentas para desenvolvedores de BOTs.
Os controladores de BOTs são o coração do RPA, responsáveis por controlar os BOTs em toda a empresa.
O usuário da plataforma RPAIDEA Agapys têm a sua disposição um ambiente intuitivo para obter acesso ao repositório onde os diversos tipos de BOTs e seu controle de versão ficam disponíveis 24/7.
- O cofre abriga com segurança as informações credenciais dos aplicativos e servidores, ID do usuário e senha para fazer login na plataforma para executar as tarefas.
- Monitora todas as atividades dos BOTs e produz relatórios de análise sobre as atividades dos robôs, isso ajuda a entender a metodologia RPA na empresa.
Já automatizamos vários componentes de infraestrutura, incluindo sistemas e aplicativos com grande eficácia. Todos os dias identificamos processos manuais, repetitivos e procuramos automatizá-los usando o RPA.
Ao fazer isso reduzimos os custos, isso torna as empresas mais ágeis, precisas e lucrativas.
Os BOTs interagem diretamente com os aplicativos e/ou sistemas online e offline para executar tarefas predefinidas.
Para cada etapa da execução da tarefa, os BOTs criam e mantêm registros extensos, esses logs são muito úteis para fins de auditoria e rastreamento.
Eles também ajudam na execução de análises na avaliação da eficácia dos BOTs.
O kit de ferramentas é muito importante na criação e na automação de processos altamente escalável, ele permite o desenvolvimento e descrição passo a passo de tarefas ou processos.
Essas ferramentas costumam ser confundidas com scripts geralmente produzidos e usados
Devido a todas as vantagens e benefícios descritos acima, você pode ver como o RPA continuará evoluindo e se expandindo nas empresas.
Dica: Antes de usar essa tecnologia, os usuários precisam ter muito claro, entender e identificar processos manuais e repetitivos da empresa.
Nenhuma empresa de hoje pode ser considerada inovadora sem uma estratégia de automação bem alinhada no seu planejamento estratégico.